Cavendish


HENRY CAVENDISH
Henry Cavendish
Fonte: https://www.thefamouspeople.com/profiles/henry-cavendish-6307.php
(1731 – 1810)
Henry Cavendish nasceu em uma rica e aristocrática família inglesa. Seu pai, Lord Charles possuía uma das maiores fortunas da Inglaterra, era cientista e membro da Sociedade Real de Londres. Cavendish frequentou por quatro anos a Universidade de Cambridge, mas não obteve o diploma. Iniciou suas pesquisas com seu pai, estudou sobre calores específicos das substâncias, pontos de fusão e expansão de corpos aquecidos. Em 1760 tornou-se membro da Sociedade Real de Londres. Na época de Cavendish se conhecia um gás produzido pela dissolução de ferro em ácido sulfúrico nominado ar inflamável. Ele aperfeiçoou as experiências existentes e conseguiu coletar quantidades apreciáveis desse ar comprovando que a densidade era menor que do ar e da água.
Medindo a pureza da atmosfera por sessenta dias, concluiu que era formada percentualmente por 20,833 de ar vital e 79,167 pelo ar flogisticado (nitrogênio). Realizou a experiência de colocar o gás inflamável em contato com o ar desflogisticado em proporções adequadas e na presença de uma faísca elétrica esses desapareciam produzindo a água.
Ao mesmo tempo que realizava seus estudos sobre a química dedicava-se a outros assuntos como magnetismo, eletricidade, astronomia, matemática, etc.
Em seu primeiro trabalho sobre eletricidade estabeleceu a diferença entre carga (ou quantidade de eletricidade armazenada em um corpo) e tensão. Provou que a carga elétrica distribui-se apenas na superfície de corpos metálicos, não havendo eletricidade alguma na superfície interna de uma esfera oca. A força com que as partículas de eletricidade se repelem deve diminuir em proporção ao quadrado da distância que as separa.


Texto retirado de: MARTINS, Roberto Andrade. Os cientistas: a grande aventura da descoberta científica. Cavendish. São Paulo: Abril S. A. Cultural. Editor Victor Civita, 1972.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog